top of page
  • Foto do escritorEquipe GSR

“The world is changed, I feel it in the water” (O mundo mudou, eu sinto isso na água).




Essa é a primeira frase do primeiro filme do “Senhor dos anéis”. Do mesmo jeito que a frase preconiza, esse filme mudou a história do cinema, são três filmes que foram gravados todos de uma vez, foram anos de produção.


E assim como no filme e na frase, o mundo jurídico, o mundo do Direito, também está mudando. É preciso que nós fiquemos atentos a essa mudança. Não que o advogado vai deixar de existir, isso não vai acontecer, a máquina não vai substituir do advogado, mas o advogado vai mudar a forma de atuação. A tecnologia é ferramenta, se você não souber opera-la você vai ficar obsoleto.


É preciso ficar atento, é preciso estudar essas mudanças. A Lei Geral de Proteção de Dados está em sua “vacatio”, para que todos possam se adaptar ao que ela determina.


O escritório que não se atentar aos detalhes da Lei, da proteção de dados dos seus clientes, vai ser um escritório que será engolido pelo mercado. É preciso se preparar desde agora, desde ontem!


Recomendo o estudo sobre a Advocacia 4.0, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inteligência artificial, startups, tudo isso que envolve esse universo tecnológico, porque senão nós vamos ser engolidos.



Temos que ter uma mudança de pensamento, o chamado “mindset”.


Como disse, o advogado não será substituído, mas deverá mudar a forma de trabalhar.


Ser mais estratégico, mais participativo. Ouça seus clientes, esteja perto, você cria produtos personalizados “junto com seu cliente”, e não “para o seu cliente”, isso faz parte da transformação da visão que o cliente tem do seu departamento jurídico, passando de custo, para agregador de negócios.


Lógico que temos que estudar o direito em si, o Direito Material, haja vista que nosso conhecimento se torna arcaico a cada 5 anos. Ou seja, seu diploma já está ultrapassado face a evolução natural das coisas, da sociedade, das leis etc.


A mudança já chegou!!! Prepare-se!!!


Mário Thiago Gomes de Sá Padilha– Advogado especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho – Sócio da Gomes de Sá, Roriz & Vendramine Advogados Associados. mariothiago@gsradvogados.com

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page