Dizem que os inquietos movem o mundo. O que dizer então sobre a advocacia 4.0... Nova revolução?
Até pouco tempo atrás, falar de tecnologia na área do direito era trocar a máquina datilográfica por um computador.
Durante anos, modernidade, era poder enviar petição a um tribunal fora da comarca de atuação do escritório via fax.
Escritórios foram adquirindo softwares de gestão de processos, que eram na verdade um “Excel” disfarçado.
Eis que algo despertou a inquietude de algumas pessoas, e enfim foram surgindo os primeiros sistemas eletrônicos de processos, que hoje se tornaram a realidade dos tribunais, um caminho sem volta.
Obviamente a internet teve papel fundamental nessa transformação.
Mas, em matéria de tecnologia é preciso entender que as coisas se transformam em velocidade exponencial, e agora, que estamos na era da inteligência artificial, startups, criptomoedas, blockchain, etc., o Direito e a forma de operar no Direito também foi impactada.
No dia 23/05/2019 nosso escritório enviou três sócios à Lawtech 2019, um evento organizado pela Startse, na cidade de São Paulo, considerado o maior evento de lawtechs do mundo.
Vimos que a inquietude também move os operadores do direito, que a tecnologia não vai excluir o fator humano, apenas vai facilitar a atuação, deixando o advogado no papel estratégico, focado em busca de soluções, deixando de ser “centro de custo”, passando a ser uma “unidade de negócios” (em breve falaremos mais sobre o tema).
É preciso estar envolvido no processo de mudança, fazer parte da transformação, e não ser engolido pela tecnologia.
O evento foi impactante, demonstrando a necessidade de mudança do nosso mindset.
Venha conosco nessa transformação!
Participaram do evento os sócios André Luiz Torres Gomes de Sá (Unidade São Luís-MA), Henrique Rommel Rocha Vieira (Unidade Vitória-ES) e Mário Thiago Gomes de Sá Padilha (Unidade Brasília-DF).
Comments